Perícias audiovisuais

Published on by IBP Brasil (author)

Perícias audiovisuais (©iStock.com/sellingpix_pq) (photo: iStock_000012491259_sellingpix_pq)
Perícias audiovisuais (©iStock.com/sellingpix_pq)

O laboratório de perícias audiovisuais do IBP adota equipamentos e software especializados para examinar arquivos de áudio e vídeo e produzir Laudos ou Pareceres Técnicos utilizados no âmbito dos processos judiciais.

Os exames começam com a verificação da cadeia de custódia do material submetido à perícia técnica por meio de arquivos digitais armazenados em CDs, DVDs, memórias flash ou até mesmo diretamente em smartphones, gravadores de estado sólido ou armazenamento em nuvem. A cadeia de custódia é o conjunto de procedimentos e registros técnicos materializados por meio de sacos para armazenamento de evidências, lacres, livros, formulários, termos e documentos diversos, registros em sistemas de chain of custody e sistema para coleta e controle de interceptações utilizados pelas Autoridades.

Cada vez mais compõem a cadeia de custódia também a propriedade técnicas dos próprios conteiners que armazenam o resultado das interceptações telefônicas e gravações ambientais realizadas pelas Autoridades ou licitamente pelas partes em processos judiciais. Modernamente os arquivos digitais contém além da carga útil também dados de controle, denominados metadados, que trazem informações relevantes sobre origem e evolução dos arquivos que armazenam evidências.

Os laboratórios do Instituto Brasileiro de Perícias (IBP) adotam as mais modernas ferramentas para análise de material audiovisual e subsequente produção de provas por meio de Laudos Judiciais ou Pareceres Técnicos, utilizados por peritos e assistentes técnicos em apoio a Juízes e advogados das partes que atuam em processos judiciais.

 

0 Response(s) to “Perícias audiovisuais”

You have to be registered in order to comment on articles and send messages directly to the editorial team. Please login or create a free user account.